segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Injeção de CO2 em aquários plantados

Pensando em beneficiar o desenvolvimento das plantas através da injeção de CO2 em aquários plantados, seja através de cilindros de CO2 ou outros métodos alternativos, ocorre também uma alteração de pH, que conforme as condições pode ser bastante grande e portanto requer atenção.
Manter o pH estável é importante para a saúde dos peixes e do sistema em geral. Muitas vezes o aquarista tem dificuldades em manter o pH estável em função de ignorar um outro fator chamado KH.

Quanto maior o KH, menor a oscilação do pH.

O quadro abaixo demonstra o comportamento integrado destes parâmetros, representando o cruzamento entre pH, KH e CO2.
Se ao injetar CO2 você observa como resultado um pH mais ácido do que desejaria, procure alterar o KH para que essa alteração de pH seja reduzida.
Para isso é necessário realizar a medição do pH e do KH da água em seu aquário. Através do cruzamente destes é possível obter a leitura do CO2 diluído aproximadamente em seu aquário.
Para ajuste do pH observe antes a coluna do KH na tabela, comparando com o valor da sua medição. Ao aumentar o valor do KH, mesmo mantendo a mesma injeção de CO2, você observará um resultado um pH diferente. Observe que os valores do centro da tabela referem-se ao nível de CO2. Os valores em cor verde indicam a faixa adequada de CO2. Recomenda-se apenas que sejam evitados níveis superiores a 30mg/l de CO2.
Vale lembrar que toda alteração deve ser realizada gradativamente, e sob monitoração.


Abaixo a representação gráfica do CO2 em mg/l:

Tabela de cruzamento CO2 por pH e KH

Nenhum comentário:

Postar um comentário