domingo, 2 de janeiro de 2011

Quarentena de peixes e plantas

Quarentena dos Peixes

A quarentena é necessária sempre que um novo indivíduo é adquirido, visando impedir que alguma doença contamine o aquário principal, onde poderia contaminar outros e onde haveria maior dificuldade para tratamento. Como proceder:
Reserve um aquário para esta finalidade. Para maior praticidade na limpeza e para evitar acúmulo de dejetos não há necessidade de substrato. Mantenha apenas um termostato para controle da temperatura e uma iluminação suficiente para a observação. Um filtro do tipo esponja pode ser uma boa opção. Coloque o peixe recém-adquirido no aquário de quarentena, e mantenha-o por 30 dias, observando sua aparência e comportamento. Procure observar se há sinais pelo corpo que possam indicar alguma doença, como pontos brancos, secreções semelhantes a algodão, etc. Ou ainda comportamentos suspeitos, como falta de apetite, peixe raspando o corpo pelo aquário, etc. Faça trocas parciais de água frequentemente.

Ilustração de uma Quarentena


Quarentena de Plantas

Pode parecer excesso de zelo, mas não é, a quarentena de plantas é um dos ítens mais importantes para se evitar problemas futuros dentro do aquarismo dulcícula. A medida visa eliminar a introdução de pequenos seres vivos, geralmente ocultos entre as folhas, seja na forma de larvas ou ovos, além de bactérias, esporos de algas, etc.
Uma vez dentro do aquário principal, estes geralmente são difíceis de se eliminar, considerando que no aquário principal não podemos utilizar determinados produtos químicos sob risco de comprometimento da colônia de bactérias e consequemente do equilíbrio biológico.
Com isso é de vital importancia que as plantas sejam tratadas e submetidas ao período de "quarentena".

Como proceder: Antes de iniciar a "quarentena" lave as plantas com água corrente, examinando entre as folhas. Em seguida submeta-as a uma solução de permanganato de potássio (KMnO4) por cerca de 20 minutos. O permanganato de potássio pode ser encontrado em farmácias, geralmente em cartelas com cápsulas. Veja a orientação do fabricante sobre a proporção de água para diluir cada comprimido (geralmente um litro para um comprimido).
Após a imersão das plantas na solução, lave-as em água corrente para retirar todo o permanganato de potássio e coloque-as no aquário de quarentena, mantendo-as ali pelo período de pelo menos 10 dias, observando frequentemente para verificar caso surja alguma praga.
Caso isso ocorra retire as plantas, esvazie o aquário quarentena, refaça o tratamento acima, e inicie novamente a contagem dos dias.
Ao completar a quarentena com sucesso, transfira as plantas para o aquário principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário